top of page

Novembro Azul

Agora chegou a vez dos HOMENS.

Depois do Outubro Rosa vem aí o Novembro Azul, que chama a atenção masculina para a prevenção, os riscos e o diagnostico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) no Brasil, depois de tumores de pele, é o câncer mais comum entre os homens e a segunda causa de morte por tumor.

Como este tipo de câncer é silencioso, ou seja, não costuma apresentar sintomas específicos na fase inicial, é de suma importância prevenir, realizando o exame clínico, o chamado toque retal, que enfrenta muita resistência. Este exame deve ser realizado por homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. O exame é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Depois de 15 segundos, o homem pode se sentir tranquilo e prevenido.

A grande maioria dos casos que resulta em óbito acontece devido a um diagnóstico totalmente tardio, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis, por isso a importância da realização do mesmo.. Cumpra essa determinação, aceite este convite. Não tenha preconceito, pois quanto mais cedo você se diagnosticar, mais chance tem de se curar.

O homem com atitude cuida da saúde

Destaques
Recentes
Rede Social
  • Facebook Basic Square
bottom of page