top of page

Outubro Rosa


Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a conscientização e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo. O movimento popular é internacional, em qualquer lugar do mundo é compreendido como a união dos povos pela saúde feminina.


O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o auto exame, a partir dos 40 anos e a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

São considerados fatores de risco a menarca (primeira menstruação) antes dos 12 anos, primeira gravidez com mais de 30 anos ou a ausência de gravidez, menopausa tardia (mais de 55 anos), história familiar de câncer de mama, outros cânceres familiares, obesidade, tabagismo, etilismo e terapia hormonal. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.


E qual a importância de se realizar o autoexame de mamas?

O autoexame é um auxiliar no diagnóstico, pois a mulher que o realiza regularmente passa a conhecer a estrutura da própria mama, podendo fornecer ao médico informações que podem levar a uma antecipação ao diagnóstico. Quanto mais precoce, melhores as possibilidades de sobrevida. Vale ressaltar que o autoexame NÃO substitui o exame clinico realizado por médico especializado, que deve ser feito anualmente, independente da idade. Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama

Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde (Veja a lei na íntegra http://www.cancerdemama.com.br/leis/lf11664.htm). Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer. Procure SEMPRE um médico.


Cumpra essa determinação, aceite este convite, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres, mas se diagnosticado precocemente, as chances de cura são bem maiores. CUIDE-SE.

Fonte: Site Câncer de Mama e Coisas de Bebê

IMPORTANTE: - Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limite, localização, tamanho. - A dor também deve ser considerada, embora não sejam freqüentes em casos de câncer de mama. - Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante. - O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.

Destaques
Recentes
Rede Social
  • Facebook Basic Square
bottom of page